Inspirado pelas teorias de Lavoisier, ele desenvolveu uma pesquisa despretensiosa com água e gás.
Foi numa destas pesquisas que ele descobriu, em 1783, uma maneira de produzir água com teores elevados de gás carbônico.
O resultado foi um produto inovador que hoje conhecemos como o primeiro refrigerante do mundo: o Schweppes.
Devido ao sucesso do produto, Johann mudou-se da Suiça para a Inglaterra para apostar em mais uma variante de seu produto, a Schweppes Soda.
Para desenvolver uma linha de produção em larga escala comercial foi fundada em 1798, em Londres na Inglaterra, a indústria J. Schweppe & Co.
Schweppes era uma bebida requintada, considerada não como um refrigerante mas como "The Gentlemen´s Choice" (A escolha dos cavalheiros), por isso seu público alvo eram pessoas elegantes da época.
Médicos recomendavam o produto para pacientes com diversas doenças e isso fez com que sua confiança fosse alcançada rapidamente.
Em 1870 a família Schweppes cresce com dois novos produtos: Schweppes Tonic, uma água com alto teor de gás carbônico contendo quinino (um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas) e Schweppes Ginger Ale, também água com alto teor de gás carbônico porém com gengibre em sua composição.
O mercado internacional começou a ser conquistado a partir de fábricas instaladas na Austrália em 1877, em Nova York em 1884 e na ilha de Malta em 1951.
No início da década de 60, a campanha "Schhhhhh.Schweppes" tornou a marca ainda mais popular, o som da pronúncia soava como o exato momento em que uma lata de Schweppes era aberta.
Em 1969, a Schweppes Ltda. fundiu-se com a britânica Cadbury Group Ltda. Desta fusão nasceu a Cadbury Schweppes, que nos anos seguintes fez o refrigerante Schweppes ter suas vendas alavancadas no cenário do mercado internacional.
Mas foi somente em 1991 que Schweppes foi lançada no Brasil através da Schweppes Tônica, algum tempo depois, em 1999, a marca Schweppes foi parcialmente vendida para The Coca-Cola Company, podendo então ser distríbuída por ela nos países da América Latina, África e Ásia.
A Coca-Cola entrou pra ganhar mercado com a marca recém adquirida e reformulou toda a identidade visual do produto: logotipo, rótulos e embalagens.
Visando facilitar a distribuição no Brasil, no ano 2000, Schweppes passou a ser produzida pela Coca-Cola em Ribeirão Preto-SP, podendo assim ser distribuída em todo o território nacional.
Schweppes saiu da lata e ganhou outras embalagens, como garrafas em várias quantidades.
Em 2013 a marca do joalheiro alemão completou 230 anos, sendo considerado o refrigerante mais antigo da história. No Brasil, foram criadas latas personalizadas para homenagear a ocasião.
Os sabores de Schweppes variam de região para região mas ao todo somam mais de 50 sabores diferentes.
No Brasil, estão disponíveis apenas 4 sabores: Citrus, Tônica, Club Soda e Grape Fusion.
Mas em mercados como o europeu por exemplo, é possível comprar Schweppes sabor cola, laranja, abacaxi, cereja, coco e até suco de tomate.
A marca Schweppes atualmente é comercializada em mais de 180 países, sendo que em 50 deles ela pertece a The Coca-Cola Company, e conseguem manter a liderança em grande parte dos mercados em que atua, obtendo mais de 80% de participação no segmento.
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