Pesquisar

Você sabe a diferença entre néctar, suco e refresco de frutas?

Você já percebeu algumas diferenças na descrição de algumas embalagens de bebidas de frutas?
São os néctares, os sucos e os refrescos de frutas.
Qual a diferença entre eles? O aroma, o sabor, as quantidades calóricas?
Confira agora no 86 Repórter!






Qual a diferença entre suco, néctar e refresco? 

São várias. A principal está relacionada ao teor do suco de fruta presente na bebida. O suco, como o próprio nome sugere, é um produto composto por 100% de fruta in natura. “Segundo determinação do Ministério da Agricultura, ele não pode conter aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume”, afirma Gisele Camargo, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo.

Refresco de frutas Del Valle FRUT
Existem algumas exceções a essas regras, como, por exemplo, os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor. Já o néctar tem uma concentração menor de suco, que varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.

O refresco por sua vez, tem um teor ainda menor de polpa de fruta. No caso do refresco de limão, esse percentual é de, no mínimo, 5%; no de maracujá, 6%; e no de maçã, 20%. Do ponto de vista nutricional, o suco é a bebida mais rica dos três, pois contém maiores quantidades de vitaminas e sais minerais. Para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando no supermercado.

O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.

Instituto Pró Cardíaco - Por Yuri Vasconcelos.


Néctar de frutas Sufresh

Néctar de frutas Del Valle Mais

Néctar de frutas Maguary




Suco de frutas Del Valle Limão&Nada e Maracujá&Nada



Nenhum comentário:

Postar um comentário